Aprenda a criar embalagens cosméticas acessíveis

De acordo com estatísticas recentes, 16% da população global vive com alguma forma de deficiência significativa que impacta sua qualidade de vida. Isso é 1,3 bilhão de pessoas, e o número só está aumentando devido a doenças não transmissíveis como câncer e diabetes.
Do ponto de vista comercial, faz sentido garantir que seus produtos atendam às necessidades desse público.
Se você vende produtos como maquiagem, creme para a pele, batom ou hidratante, precisa garantir que sua embalagem de cosméticos incorpore um design empático.
Como você consegue isso?
Pesquise seu público
Primeiro, é importante pesquisar seu público-alvo. Descubra o máximo possível sobre quem eles são e o que eles estão procurando em seu negócio. É possível que um design de embalagem acessível possa resolver imediatamente problemas que os clientes já têm com seus produtos.
Tampas fáceis de abrir
Se você vende produtos cosméticos, é compreensível querer garantir que as tampas forneçam uma vedação firme.
No entanto, há um ato de equilíbrio aqui. Embora seja importante evitar qualquer derramamento ou problemas semelhantes, se a embalagem for muito difícil de abrir, isso afastará os clientes e pode resultar em avaliações ruins.
No final das contas, um produto de embalagem de alta qualidade é essencial aqui.
Textura
A textura é importante quando se trata de acessibilidade. Seu primeiro pensamento pode ser incluir um elemento como braille em seu design. No entanto, embora seja frequentemente visto como uma escolha comum para indivíduos cegos, apenas 1% da população com deficiência visual consegue lê-lo. Dito isso, ainda é possível usar textura como um recurso de acessibilidade. Por exemplo, muitas empresas de cosméticos usam símbolos e formas em relevo para transmitir informações importantes para usuários cegos.
A textura também influencia se você está criando um pacote completo que seja ergonomicamente amigável. Considere se o material é agradável ao toque ou pode causar problemas sensoriais para alguns usuários.
Design Intuitivo
Por fim, concentre-se em criar um design intuitivo. Não basta escolher ou criar embalagens fáceis de abrir. Os clientes devem saber imediatamente como abrir seus produtos simplesmente olhando para eles. Não sacrifique a praticidade na busca pela inovação.
Como você pode ver, há vários fatores que determinarão se a embalagem dos seus cosméticos será acessível.
Um estudo em 2024 revelou a discrepância entre o reconhecimento do valor do design empático na teoria e seu uso na prática. A pesquisa sugere que designers comerciais tendem a limitar seu uso, enquanto equipes orientadas para pesquisa tendem a integrar esse elemento de design em um nível holístico.
Ao ingressar no último grupo, você pode atingir uma base de público totalmente nova e garantir que seus produtos sejam acessíveis a todos.
Na Tinware Direct, temos uma gama fantástica de embalagens cosméticas projetadas especificamente para serem fáceis de usar e altamente acessíveis. Isso inclui nossos exclusivos tubos de papelão com base push-up. Os clientes podem simplesmente empurrar a base para revelar mais de qualquer item armazenado dentro.
Alternativamente, você pode explore nosso serviço de embalagem personalizado. Crie a embalagem perfeita para qualquer produto, completa com recursos de acessibilidade inovadores.