UE anuncia nova legislação para evitar lavagem verde com alegações de embalagens sustentáveis

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Customer opening packaging labelled as sustainable

O Parlamento Europeu finalizou uma nova lei que proibirá alegações ambientais enganosas que aparecem nos produtos e ajudará a melhorar a rotulagem para os clientes.

A lei se concentra em proteger os consumidores de práticas enganosas e garantir que eles possam fazer melhores escolhas de compra em geral.

Certas tácticas de marketing problemáticas normalmente associadas ao greenwashing serão agora adicionadas à lista crescente de práticas comerciais proibidas na UE.

As empresas não poderão mais adicionar rótulos sustentáveis ​​às suas embalagens sem evidências concretas. Os termos de embalagem afetados incluem:

  • “Amigável ao meio ambiente.”
  • “Biodegradável”
  • “Neutro em termos de clima”

Quando estas novas regras forem introduzidas nos Estados-Membros, os rótulos de sustentabilidade baseados em esquemas de certificação oficiais ou estabelecidos pelas autoridades públicas serão os únicos termos que serão permitidos na UE para fins de comercialização.

A directiva também proibirá alegações de que um produto é “positivo para o clima”, “neutro para o clima” ou tem um impacto “reduzido” no ambiente devido a esquemas de compensação de emissões de CO2. O parlamento da UE afirmou que embora movimentos como este por parte de empresas fossem bem-vindos, já não seriam aceites como prova de que um produto é benéfico para o ambiente.

Os estados membros têm agora dois anos para introduzir a nova legislação.

O que é lavagem verde?

Greenwashing refere-se a um tipo de marketing que visa tornar os produtos mais atraentes para consumidores ecologicamente conscientes. O greenwashing nem sempre é intencional e pode ser resultado de falta de investigação ou de falta de comunicação.

Esta notícia segue acusações feitas contra os principais produtores de alimentos, Nestlé e Coca-Cola, de que suas alegações de sustentabilidade não são precisas.

Nossa Perspectiva

Há anos que os governos planeiam tomar medidas contra as alegações de sustentabilidade não comprovadas feitas pelas empresas.

Relatórios recentes também mostraram que os consumidores ficam frequentemente confusos sobre alegações infundadas de sustentabilidade presentes nas embalagens dos produtos.

É por isso que é crucial que as empresas escolham embalagens para seus produtos que sejam comprovadamente sustentáveis. Isto é particularmente importante se você planeja usar os padrões ecológicos de suas embalagens como parte de sua estratégia geral de marketing.

Os consumidores estão mais interessados ​​do que nunca em escolher produtos que sejam a escolha certa para o planeta Terra, mas apenas se a embalagem cumprir essa promessa.

Um dos benefícios claros das embalagens de metal, incluindo folha-de-flandres e alumínio, em relação a outras alternativas, é que elas podem ser recicladas em quantidades ilimitadas e podem ser reutilizadas ou reaproveitadas. Como tal, é uma verdadeira escolha sustentável para qualquer marca.

Fontes 

UE proíbe alegações ambientais “enganosas” que dependem de compensação | Compensação de carbono | O Guardião


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